PUB

PUB

Vila Nova da Barquinha - Valter Vinagre expõe “A voz na cabeça” na Galeria do Parque


A Galeria do Parque de Escultura Contemporânea Almourol (PECA), em Vila Nova da Barquinha, vai receber, entre 18 de março e 31 de maio, a exposição  “A voz na cabeça”, da autoria de Valter Vinagre.

Comissariada por João Pinharanda, a exposição é um ensaio fotográfico que molda a memória individual e coletiva de Vila Nova da Barquinha.

Valter Vinagre foi um dos primeiros autores a estrear as Residências Artísticas de Vila Nova da Barquinha, um projeto do Município em parceria com a Fundação EDP.

Em setembro de 2015, o autor veio à descoberta de um concelho ligado ao rio e à paisagem ribeirinha, com seus usos e costumes, tendo desenvolvido um trabalho alusivo ao concelho, suas gentes e memórias.

“A voz na cabeça” é um título inspirado no barqueiro de Almourol que recorrentemente falava dessa Voz interior, quiçá influência das lendas de Almourol e da Cardiga ou das pelejas entre moiros e cristãos ou do romantismo do Castelo, que hodiernamente fascinava a sua mente.

Valter Vinagre expõe na Galeria do Parque
(foto: direitos reservado)
O fotógrafo nascido em Avelãs de Caminho, 1954, no concelho de Anadia, estudou fotografia no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual, (1986 – 1989) em Lisboa. Iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz coletivo.

De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o seu trabalho passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade.

A exposição pode ser visitada na Galeria do Parque, no Edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha, quarta, quinta e sexta-feira, das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, sábado e domingo, das 15h00 às 18h00. A entrada é gratuita.