PUB

PUB

Abrantes - Maria do Rosário Pedreira apresenta “Poesia Reunida”

A escritora, editora, poetisa e letrista, Maria do Rosário Pedreira vai estar em Abrantes, dia 27 de abril, para participar, de manhã e à tarde, num encontro Infantojuvenil com alunos da pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Para o público em geral, a autora apresentará o livro “Poesia Reunida”, na Biblioteca Municipal António Botto, às 21h30.

Este volume, com prefácio de Pedro Mexia, reúne os três livros de Maria do Rosário Pedreira já editados – A Casa e o Cheiro dos Livros (1996), O Canto do Vento nos Ciprestes (2001) e Nenhum Nome Depois (2004), e inclui ainda um inédito intitulado A Ideia do Fim.

Os seus poemas de amor estão traduzidos em várias línguas. Escreveu mais de 40 livros, entre literatura juvenil, ficção e poesia, e as suas coleções de livros para jovens, "O Clube das Chaves" (em co-autoria) e "Detetive Maravilhas", foram objeto de adaptação televisiva e venderam mais de 1 milhão de exemplares. Lançou autores como José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe ou João Tordo e tem publicado inúmeros novos escritores, como Ana Margarida de Carvalho, Miguel Real, João Ricardo Pedro ou Nuno Camarneiro. 

Tem participado em numerosos encontros de escritores em Portugal e no estrangeiro. É ainda autora de letras para fado, tendo escrito para artistas como Carlos do Carmo, Aldina Duarte, António Zambujo, Ricardo Ribeiro, Carminho e Ana Moura, entre outros, e publicado "A Minha Primeira Amália," uma biografia de Amália Rodrigues para crianças. Tem um blogue sobre livros e edição, Horas Extraordinárias, que alimenta quase diariamente desde 2010.