Tim, HMB, Ferro & Fogo, Tributo aos Pink Floyd, Hyubris, Tarde de Folclore, Banda da Associação Filarmónica Montalvense e o Carrilhão Lvsitanvs são os destaques musicais.

Paralelamente à vertente musical, integram as Festas do Concelho, as ruas floridas, o XXIX Grande Prémio da Páscoa em Atletismo/EDP Distribuição, a 9.ª Caminhada, uma Mega Aula de Zumba, a XXVIII Mostra Nacional de Artesanato e a XI Mostra de Doces Sabores as tasquinhas típicas, diversas exposições, a chegada das embarcações a Constância e um espetáculo piromusical.
Festas com música para todos os gostos e gerações

As Festas do Concelho de Constância contam, como habitualmente, com um programa musical diversificado que abrange vários estilos e gostos. Este ano, a anteceder a abertura oficial do certame, haverá um concerto dos Hyubris, no dia 14. A banda do Tramagal está de volta aos palcos, depois de terem tocado na Gala da Antena Livre & Jornal de Abrantes em janeiro passado. Liderados pela vocalista Filipa Mota, os Hyubris estiveram parados nos últimos quatro anos, sendo este um regresso muito aguardado.
A noite de 15 de abril fica marcada pelos concertos de Ferro & Fogo e da banda HMB. Os lendários Ferro & Fogo regressam a Constância para recriarem alguns temas do rock nacional e internacional e prometem juntar em frente ao palco várias gerações. No palco principal, os HMB darão a conhecer o novo disco “Mais” (2017), do qual fazem parte temas como “O Amor é Assim” e “Estrela Brilha”, marcado pela soul e R&B.
Do concelho de Constância, mais propriamente de Montalvo, chega, no dia 16 de abril, a Banda da Associação Filarmónica 24 de Janeiro que partilha o cartaz com a banda Echoes Tributo a Pink Floyd.
Se as festas começam com música, é com música que terminam. Para o último dia do certame, 17 de abril, o destaque vai para o concerto de Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés, que em Constância atua em nome próprio. Lançou em 1995 o seu primeiro disco a solo “Olhos Meus” e, absorvido pelas digressões dos Xutos & Pontapés, só 11 anos mais tarde edita o segundo disco de originais “Um e Outro”. Em 2010, Tim embarca num novo trabalho discográfico com “Companheiros de Aventura”. Mais recentemente, em 2016, o cantor e guitarrista editou um álbum ao vivo gravado no festival “O Sol da Caparica”. Para o fim da festa está reservado um espetáculo piromusical.
Do programa musical há ainda a frisar os concertos do Carrilhão LVSITANVS, junto à margem do Rio Zêzere, nos dias 15, 16 e 17; a animação de rua pelos Xaral´s Dixie Band, no dia 15; e a tarde de Folclore, a 16 de abril.
Vestir Constância com flores de papel e de outros materiais por ocasião da Páscoa é uma tarefa partilhada por moradores, escolas e instituições do concelho, fazendo das ruas floridas um dos motivos de maior interesse nas Festas do Concelho.
Ruas e becos da vila serão adornados com motivos típicos e grandiosos arranjos florais, tornando Constância numa verdadeira musa do Tejo.
À semelhança dos anos anteriores, também este ano haverá mais ruas floridas, fruto de um desafio lançado pela autarquia, às coletividades e associações do concelho. Desde a zona histórica até à entrada norte da vila, muitos serão os arranjos florais que farão as maravilhas de todos os que elegerem Constância, como destino turístico na próxima Páscoa.
28.ª Mostra Nacional de Artesanato e 11.ª Mostra de Doces Sabores
Em simultâneo funciona também a 11.ª Mostra de Doces Sabores, onde será possível encontrar muitas das maravilhas da doçaria tradicional. Queijinhos do céu (doce tradicional de Constância), tigeladas, palha de Abrantes, doces regionais de Tomar, ovos-moles de Aveiro, doçaria conventual de Alcobaça…são apenas alguns dos doces sabores que integram o certame. Na feira marcarão também presença os queijos, os enchidos, os azeites, a cerveja artesanal e a tradicional ginjinha d´Óbidos.
Dezenas de embarcações recebem Bênçãos em Constância
No próximo dia 17 de abril, (Segunda-feira da Boa Viagem / Feriado Municipal), por volta das 13h00 vão chegar a Constância dezenas de embarcações, para participar nas cerimónias do Dia do Concelho.

Os barcos vão participar num grandioso cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere para receberem as Bênçãos de Nossa Senhora da Boa Viagem que, em terra, percorre as ruas da vila, em Procissão de rara beleza e envolvimento religioso.
As tripulações das embarcações estarão trajadas ao modo das épocas de então, lembrando os tempos em que os rios eram estradas e deles vinha o ganha pão de grande parte da população.
As cerimónias religiosas em louvor de Nossa Senhora da Boa Viagem terão início às 15h30, com a Missa Solene, seguindo-se a Procissão com as já referidas Bênçãos dos Barcos nos rios, e das Viaturas, na Praça Alexandre Herculano.
Registe-se que, para além destas manifestações, as Cerimónias do Dia do Concelho, vão ter início às 9h30 com o Içar das Bandeiras, nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Constância e a presença da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro. Às 10h00 decorrerá a cerimónia de Distinção dos Funcionários do Município com 10, 20 e 30 anos de serviço, ao que seguirá uma visita às ruas floridas.
Tasquinhas, doces e sabores pelos recantos da vila

Dinamizadas por associações e coletividades do Concelho e por alguns comerciantes, as tasquinhas surgiram inicialmente como resposta às necessidades de milhares de forasteiros que visitam a vila por esta ocasião. Hoje, respondendo também aos objetivos iniciais, as Tasquinhas são uma parte indissociável da festa, como forma de divulgação e promoção da gastronomia e da doçaria local e regional.
Desfrutando dos prazeres da festa, num passeio pela Vila Poema, aconselham-se os paladares típicos da cozinha regional que podem ser apreciados nos restaurantes da vila.
Exposição "Ruas da Festa"
Nos dias da Festa, a Vila transforma-se… as suas ruas são uma explosão de cor, a animação espreita a cada a esquina e entre o serpentear das ruas, becos e ruelas sente-se uma mística de fé e emoção.
A exposição Ruas da Festa, patente na Antiga Cadeia, pretende relevar o sentimento e a importância que a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho tem para as gentes de Constância e para os milhares de pessoas que acorrem à vila nestes dias, tornando-a numa manifestação cultural e religiosa, unificadora e identitária da região do vale do Tejo.