
Trata-se de um festival dedicado ao tema da preservação da biodiversidade, da proteção da natureza, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, turismo de natureza, desportos radicais, energias renováveis, incluindo também a fotografia, o cinema, artes plásticas, a pintura e a ilustração da natureza.
O programa terá início às 14h30, do dia 19 de maio, no Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, com a Sessão Solene de Abertura, que contará com as intervenções da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.
O programa terá início às 14h30, do dia 19 de maio, no Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, com a Sessão Solene de Abertura, que contará com as intervenções da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.
Segue-se, às 16h00, a Conferência “Biodiversidade, Divulgação Científica e Valorização do Território”, com a participação de Helena Freitas, Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Maria João Botelho, Presidente da Federação Minha Terra, e Rosalia Vargas, Presidente da Agência Nacional Ciência Viva, tendo como moderador José Vítor Malheiros, da Agência Nacional Ciência Viva.

No sábado, dia 20 de maio, às 10h00, terá lugar um Passeio Pedestre, durante o qual serão apresentadas as obras elaboradas no âmbito do projeto “Arte Natura”, uma das componentes da candidatura apresentada ao iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas. O projeto “Arte Natura” consiste num concurso de promoção artística, cuja temática é a utilização e valorização dos recursos naturais existentes, aplicados à pintura, escultura, artesanato, fotografia, entre outros.
Às 16h00, Luísa Schmidt apresentará o livro “Portugal: Ambientes de Mudança”, numa sessão que contará com a presença do ambientalista José Manuel Alho.
Ainda no sábado, às 19h00, terá lugar mais uma sessão CINEECO (Seia – Portugal), seguindo-se, às 21h30, música ao vivo com They Must Be Crazy.
No dia 21 de maio, domingo, às 9h00h, terá início a BaTT – Maratona de BTT Alcanena – Serras de Aire e Candeeiros.
A partir das 15h00, haverá Tarde Cultural, com as atuações do Rancho Folclórico e Cultural de Covão do Coelho, Robustuna Afonsina, Grupo de Cantares e Tradições de Espinheiro e Jogo do Pau de Espinheiro.
Às 18h00, terá lugar mais uma sessão CINEECO (Seia – Portugal), seguindo-se, às 19h00, música ao vivo com Banda d’Ká.
Na segunda-feira, dia 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade será assinalado com a apresentação do livro infantil “Vida de Morcego”, uma das vertentes do projeto Quiroptário Fora de Portas, com textos da equipa do Centro Ciência Viva do Alviela e ilustração e design de Marta Teives. Trata-se de um livro ilustrado, dirigido a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, que conta as aventuras do BATista, o morcego cientista. O livro tem por objetivo dar a conhecer características dos morcegos, tais como a morfologia, a alimentação, os abrigos e as ameaças, sensibilizando as crianças para a conservação dos morcegos.
Segue-se, às 11h30, a apresentação do projeto Jardim Mediterrâneo.
Haverá diversas atividades paralelas a decorrer durante os quatro dias do certame, nomeadamente anilhagem de aves, desportos radicais, desportos de natureza, balonismo, insufláveis, exposições e visitas temáticas, atividades de educação ambiental, mercado de produtos regionais e tasquinhas de gastronomia tradicional.