PUB

PUB

Tomar - “Vinte retratos” em exposição no Núcleo de Arte Contemporânea

“Vinte retratos”, exposição de pintura de
Ricardo Leite, vai ser inaugurada este sábado, 20 de maio, pelas 16 horas, na galeria temporária do Edifício do Turismo. Esta exposição, que estará patente até 30 de junho, servirá também para comemorar o 13.º aniversário do NAC e o Dia Internacional dos Museus.

O Núcleo de Arte Contemporânea foi criado em 2004 na sequência da doação do Professor José-Augusto França ao Município de Tomar. Acolhe um conjunto de pinturas, esculturas, desenhos e fotografias, abrangendo um arco cronológico que se estende de 1932 à actualidade, integrando obras que assinalam o Modernismo do segundo quartel do século XX, o Surrealismo, o Abstracionismo e a eclosão da Nova-Figuração.

Paralelamente, e ainda antes da abertura do NAC, têm vindo a realizar-se exposições regulares, de que esta é já a 54ª, fazendo de Tomar uma das cidades do interior do país com uma maior regularidade expositiva consagrada à contemporaneidade artística nacional.

Ricardo Leite nasceu no Porto em 1970. É licenciado em Artes Plásticas-Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, frequentando o Doutoramento em Arte e Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Minho. Foi assistente convidado nas Faculdades de Belas Artes e de Arquitectura da Universidade do Porto. Expôs, entre outros locais, na Exposição do BP/Amoco Award na National Portrait Gallery, Londres e Aberdeen Gallery, Aberdeen (2000); no Centro de Estudos Judiciários, Lisboa (2009); na galeria Trindade, Porto (2011); na Casa da Galeria, Santo Tirso (2011); na Galeria do Museu Nogueira da Silva, Braga (2011). Recebeu vários prémios pelo seu trabalho.