PUB

PUB

Ourém - Festival Internacional de Cinema Etnográfico no Museu Municipal até 11 de junho

O Museu Municipal de Ourém recebe a 5.ª edição do CINANTROP - Festival Internacional de Cinema Etnográfico, de 3 a 11 de junho. 

Trata-se de um projeto que pretende contribuir para a preservação e divulgação do Património Material e Imaterial dos Povos através do cinema. A entrada é livre. 

Programação

3 junho (sábado) 
15:00 - Sessão de Abertura: "Olhar Macau" – série de documentários sobre o Património Material e Imaterial de Macau.

4 junho (domingo) 
15:00 - “Os Resistentes – Retratos de Macau” de António Faria. A série dos resistentes nasce da necessidade que Macau tem de descobrir ou procurar constantemente uma identidade. Filmado a preto e branco, com música da Orquestra Chinesa de Macau, tem como objetivo dar voz àqueles que resistiram à passagem do tempo. 

6 junho (terça-feira) 
15:00 – “Time Travel” de António Caetano Faria e Carolina Neves Rodrigues. Wong Kei é um jovem de 25 anos que deixou um trabalho estável para perseguir o seu sonho com a sua câmera, despendendo todo o seu tempo a capturar a preciosa vida da cidade. Um dia, ao passear junto de um mercado de peixe, ele encontra ocasionalmente uma pescadora. Mais tarde ele vê-a na televisão a falar sobre a sua forma de vida, inspirando-o verdadeiramente com o seu estilo de vida. Determinado a procurá-la, ele inicia uma jornada em que vai conhecer muitos bairros antigos de Macau e aprender o passado e o presente do labor de pescador, as suas vidas quotidianas, e como a cultura piscatória tem contribuído para o que é Macau presentemente. 

7 junho (quarta-feira) 
21:00 – Presença do realizador brasileiro Dewis Caldas, com exibição de alguns documentários do autor e uma conversa com o público. 

8 junho (quinta-feira) 
21:00 – Sessão de filmes de competição Nacional - Prémio António Campos. 

9 junho (sexta-feira) 
15:00 – “Mar de Sines” de Diogo Vilhena. Este é um projeto de cinema com a comunidade, num documentário que reúne os testemunhos de três gerações de pescadores que conhecem como poucos o mar do sudoeste português: o que o mar oferece e o que o mar reclama; o encanto do mar e a sua dura realidade. O porto de pesca e os seus intervenientes preenchem o núcleo principal de “Mar de Sines”, mas o filme navega para outros territórios: encontra os últimos pescadores-cabaneiros de São Torpes; percorre a costa rochosa com os mariscadores; escuta as memórias dos pescadores do alto; mergulha nas profundezas do oceano. 

11 junho (domingo) 
15:00 - Última Sessão: “Olhar Macau” – série de documentários sobre o Património Material e Imaterial de Macau.