PUB

PUB

Sertã - Trajes típicos em exposição na Casa da Cultura


A Casa da Cultura da Sertã tem patente, até 30 de junho, a exposição "Trajes Típicos da Sertã" que representa o vestuário adotado pela população do Concelho da Sertã ao longo do Estado Novo e nos primeiros anos da jovem democracia portuguesa.

De contornos rurais, destacam-se duas tipologias de trajes: os Ratinhos e os Carvoeiros. No primeiro caso, as referências situam-nos nos grandes fluxos migratórios sazonais, de famílias inteiras que se deslocavam para grandes zonas de cultivo, como por exemplo, o caso do Alentejo e Ribatejo para a apanha da azeitona, tomate, vindima, ceifa e malha do centeio. Esta tendência extrapola os costumes do concelho, na medida em que também eram hábitos das regiões limítrofes.

Os Carvoeiros são uma forma de estar exclusiva do nosso concelho, centrada em Vale do Laço. Neste caso, a população adaptou a sua indumentária à forma de subsistência dos locais, cujo rendimento provinha da resinagem, exploração da madeira e da exploração de carvão. É na exploração de carvão que reside a origem da designação Carvoeiros.

A exposição pode ser visitada na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30 e aos sábados, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30. A entrada é livre.