![]() |
Esplanadas da Praça da República acolhem projeto (D.R.) |
Do Convento de Santa Iria à Praça da República, junto a cinco esplanadas, pequenas bibliotecas oferecem aos leitores, residentes e visitantes, as grandes obras da nossa literatura (e também traduções em Inglês, Francês e Espanhol), livros sobre a História e o Património de Tomar e ainda leitura para o público infanto-juvenil sobre a História de Portugal e os Templários.
As cinco bibliotecas ficarão instaladas nas esplanadas do café Santa Iria, Orquestra de Sabores (junto ao parque infantil), Estrelas de Tomar e Paraíso (na Corredoura) e Iguarias do Convento (Rua Silva Magalhães).
O projecto baseia o seu funcionamento nos valores do uso partilhado com civismo dos bens culturais. Tem como objetivo promover hábitos de leitura na comunidade, disponibilizando uma outra forma de partilhar os livros.
O leitor pode usufruir livremente destas obras, cerca de vinte por biblioteca, à mesa de uma esplanada, ou nas suas imediações, devolvendo-a depois da sua utilização. Querendo continuar a leitura mais tarde, basta personalizar um dos marcadores personalizáveis disponíveis e assinalar o ponto de paragem.
A peça de mobiliário urbano a utilizar como biblioteca, idealizada pela área disciplinar de Artes do Agrupamento, tem um design e decoração inspirados na temática dos Tabuleiros. As bibliotecas são também de fácil transporte, sendo recolhidas durante a noite e repostas de manhã com a colaboração dos cafés/esplanadas.