PUB

PUB

Tomar - 5.ª edição do Festival de Estátuas Vivas está de volta em setembro


A edição de 2017 do Festival de Estátuas Vivas regressa à cidade de Tomar de 15 a 17 de Setembro. Com o tema "Lendas e Tradições de Portugal", a 5.ª edição do evento decorrerá no Mouchão e entre a Rua Marquês de Pombal e a Praça da República.

A primeira noite contará com a apresentação de personagens de tema livre, na qual 16 artistas portugueses e estrangeiros vão criar um total de 12 quadros vivos. Os dias de sábado e domingo serão dedicados ao tema lendas e tradições de Portugal, com um total de 25 artistas integrados em 14 quadros inspirados nas narrativas tradicionais, populares, históricas e religiosas, das origens da nacionalidade ao século XIX., após um interregno de três anos,

O Festival decorre na sexta-feira das 22 às 24 horas, no sábado das 17 às 19 e das 22 às 24 e no domingo das 17 às 19 horas.

No Mouchão, recua-se aos tempos da Reconquista, onde as lendas de Mouras Encantadas e Cavaleiros Templários ganham vida. Além das estátuas vivas, iremos encontrar recriações inspiradas neste período da nossa História, bem como diversos espetáculos que decorrerão num palco ali instalado. Pretende-se sublinhar a convivência e interligação cultural entre cristãos e muçulmanos durante aquele período.

No domingo, entre as 19 e as 20 horas, enquanto se aguardam os resultados dos dois concursos e respetiva entrega dos prémios, os artistas que ao longo dos dois dias participaram no Festival irão atuar frente aos Paços do Concelho.

Também o artesanato estará presente com três apontamentos: artesanato oriental, brinquedos de inspiração medieval e artesanato de Portugal. Para os mais novos haverá também pequenos apontamentos de diversão e será instalado um fraldário, junto ao parque infantil, onde possam ser dispensados cuidados essenciais aos mais pequeninos.

Recorde-se que o Festival de Estátuas Vivas teve a sua primeira edição em 2010, revelando-se, desde logo, um sucesso pelo número de participantes e de visitantes. Em 2014, por decisão da Câmara Municipal de Tomar, o evento foi suspendido devido aos cortes do orçamento camarário. Em 2017, o evento está de regresso à cidade templária.