PUB

PUB

Sertã - "Gastronomia e a arte de cozinha" é tema de "Cafés de Ciência"

O SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã, acolhe uma nova sessão de "Cafés de Ciência", no próximo dia 29 de agosto, a partir das 18 horas. Esta iniciativa será alusiva ao tema "A ciência da gastronomia e a arte de cozinhar", dinamizada por Maria Raquel Antunes da Universidade de Aveiro.

Em contexto gastronómico, autenticidade/tradição e inovação, parecem ser frequentemente encaradas como conceitos incompatíveis. A desconstrução deste paradoxo passa pela contextualização e exploração do papel da inovação científica e tecnológica no processo de construção do fenómeno "gastonomia". O reconhecimento da tradição também enquanto um processo colectivo e cumulativo de inovações, permite olhar para a ciência e tecnologia, não só como uma mera resposta às necessidades de alimentação da população mas também como um pilar do mérito culinário e uma oportunidade de valorização dos produtos e territórios.

Maria Raquel Antunes, professora, é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Após ter concluído o Curso de Especialização Tecnológica em Gestão e Produção de Cozinha/Pastelaria, na EHTC e a Pós-Graduação em Gestão Turística e Hoteleira na ESEC, frequenta atualmente o Programa Doutoral em Turismo (turismo gastronómico) na Universidade de Aveiro.

Os "Cafés de Ciência" são conversas informais sobre ciência, integradas no ciclo de conversas promovido pelo SerQ em parceria com Município da Sertã e o Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra. A iniciativa é aberta ao público em geral e tem participação gratuita.