PUB

PUB

Tomar - Realização da Festa dos Tabuleiros decide-se na Reunião do Povo

Vai realizar-se no próximo dia 6 de abril, no salão nobre dos Paços do Concelho de Tomar, a reunião do povo do concelho, para deliberar sobre a realização da Festa dos Tabuleiros em 2019. A reunião terá lugar às 21 horas.

Em comunicado, a autarquia anuncia que "caberá aos munícipes tomarem a decisão de realizar ou não a Festa no próximo ano, mantendo a sua regularidade de quatro em quatro anos, bem como, em caso afirmativo, procederem à escolha do mordomo."

Única no mundo, a Festa dos Tabuleiros, além de consagrada religiosamente ao culto do Espírito Santo, tem a sua origem nas ancestrais festividades pagãs relacionadas com os cereais. A edição mais recente, realizada em 2015, foi considerada o melhor evento público realizado em Portugal nesse ano, em que atraiu a Tomar algumas centenas de milhar de pessoas, em especial no dia do cortejo principal, com mais de cinco centenas de tabuleiros desfilando pelas ruas da cidade à cabeça das mulheres oriundas de todas as freguesias do concelho.

As ruas ornamentadas, com enfeites de papel criados pelos próprios moradores, são outro dos grandes motivos de atração, bem como o cortejo dos rapazes, protagonizado pelas crianças do concelho, uma semana antes do cortejo principal, e que cada vez atrai maior número de turistas.

Uma vez tomada a decisão de se realizar a Festa, começa de imediato o trabalho de preparação, com mais de um ano de antecedência, necessário para pôr de pé toda uma imensa estrutura que envolve de uma forma ou de outra a esmagadora maioria das famílias do concelho.