PUB

PUB

Constância - "Há Ciência nas Tradições" assinala Dia Internacional dos Museus com várias atividades

Integrado no Programa 2018 – Ano Europeu do Património Cultural e com o intuito de assinalar o Dia Internacional dos Museus, o Município de Constância promove a atividade "Há Ciência nas Tradições", no Centro Ciência Viva, no dia 20 de maio, a partir das 16h00.

Assim, por ocasião do Dia Internacional dos Museus, o Centro Ciência Viva de Constância abre ao público o Lago Arquimedes, com uma exposição de elementos recolhidos na região e utilizados, no passado, na rega de hortas e pequenas parcelas de terreno, associando-lhes aspetos da ciência envolvida em cada um deles.

O evento "Há Ciência nas Tradições" é integrado no Programa 2018 - Ano Europeu do Património Cultural e tem como objetivo proporcionar momentos de contacto com testemunhos de formas de vida do passado, permitindo aos jovens a avaliação da importância dos progressos tecnológicos e aos menos jovens a evocação de como sacrifícios do passado conduziram ao conforto dos tempos modernos.

Os participantes terão oportunidade de tirar água do lago com uma picota, empurrar um “burro” e fazer com que os alcatruzes de uma nora elevem a água desde o fundo de um poço até à superfície ou manipular bombas elevatórias de água, em particular uma que funcionou, em tempos num fontanário público do nosso concelho.

Poderão ainda fazer rodar um “parafuso de Arquimedes” – muito semelhante aos sem fins que elevam a azeitona nos lagares de azeite – e testar as suas capacidades físicas para tentar encher um tabuleiro onde a água vai caindo.

Um “contentor de memórias” funcionará como um pequeno museu onde, a par de algumas imagens de utensílios antigos, um sistema audiovisual vai mostrando passagens de vídeos realizados com a colaboração de habitantes do concelho, com relatos de épocas, factos e lugares de relevante interesse patrimonial.

Seguidamente – no Parque de Apoio do Centro Ciência Viva - o Rancho Folclórico “Os Camponeses de Malpique” apresentará uma pequena parte do seu repertório, em particular o que mais evidencia hábitos e práticas de tempos em que a vida desta região era baseada, essencialmente, na agricultura.

Um “lanche no espeto”, baseado também em produtos regionais, encerrará o evento, por volta das 19h00.