Vila Nova da Barquinha - "Conversas 4.0" dão a conhecer os intervenientes e o trabalho desenvolvido nas Residências Artísticas
Participa nesta conversa, entre outros convidados, o curador do Programa Arte Pública da Fundação EDP e curador do Parque de Escultura Contemporânea Almourol, João Pinharanda., estando a moderação da conversa a cargo de Carlos Vicente.
Na mesma ocasião terá lugar uma visita guiada à obra de Manuel João Vieira inserida no projeto ARTEJO, no Alto da Fonte, com a presença do artista.
O ARTEJO é um projeto artístico com a comunidade, promovido em parceria com a Fundação EDP e a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e surge integrado no Arte Pública Fundação EDP, um programa com âmbito nacional, orientado para territórios de baixa densidade, como instrumento de inclusão social.
Através do Arte Pública Fundação EDP e do ARTEJO, os parceiros pretendem democratizar o acesso à arte e permitir o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local através da realização de intervenções artísticas em espaço público.
Programa "Conversas 4.0 - Residências Artísticas":
09h30 - Recepção aos Convidados
10h00 - Sessão de Abertura com Fernando Freire, Presidente da Câmara, e Marina Honório, Vereadora da Cultura
10h30 - Martinho Costa – “Imagem Líquida”
10h55 - Rita Torres – “Luminescências”
11h20 - Orlando Franco e André Banha – Intervenção na paisagem, instalação
11h45 - Luis Rocha – “Objeto”
12h10 - Marta Sicurella e Maurizio Borrielo – “Cais e rampas do rio”
15h00 - João Pinharanda, curador do Programa Arte Pública da Fundação EDP
15h20 - Fernão Cruz – “Ain’t No Mountain High Enough”
15h45 - Francisca Pinto – filme “Jogos Temporais”
16h10 - Paula Simão – “Lugares do Centro, ponto Barquinhense”
16h35 - Hugo Araújo e João Marques – “Finding Cinema”
17h00 - António Castanheira - Estratigrafias
17h30 | Visita à Obra de Manuel João Vieira (artista do projeto Artejo/ Programa Arte Pública da Fundação EDP), com a presença do curador João Pinharanda e da diretora de Inovação Social da Fundação EDP, Margarida Pinto Correia.
Créditos fotográficos: Pérsio Basso (CMVNB)