PUB

Tomar - Em março, cidade é destino obrigatório para os apreciadores de lampreia


A Mostra da Lampreia de Tomar cumpre este ano a sua 20.ª edição, decorrendo de 1 a 31 de março. Treze restaurantes e outras tantas pastelarias apresentam a arte de bem confecionar o ciclóstomo que há séculos é uma iguaria no concelho templário, graças ao rio Nabão onde ainda hoje chega para a desova, na sua longa viagem anual.

Entre os pratos disponíveis, que abarcam todos os momentos da refeição, contam-se entradas de lampreia de escabeche, patés de lampreia com pão de alho, com algas ou em cama de cogumelos; sopas de peixes do rio e de lampreia. Nos pratos principais, além dos típicos bordalesa e arroz de lampreia, há molhata ou feijoada de lampreia. Nos doces, há lampreias de ovos simples e com misto de fruta.

Nas pastelarias é possível adoçar a boca com lampreia de ovos, beijinhos de lampreia e ainda bolos de cama, canudos com recheio de fios de ovos e castanhas doces.

Participam os restaurantes Almourol (em Tancos), Azul Terrace (Calçadas), Bela Vista, Convento do Leitão (Casal dos Aromas), Ginginha, Infante, A Lúria (Portela de S. Pedro), Manjar dos Templários (cruzamento para Castelo do Bode), Marisqueira de Tomar, Nabão, Ninho do Falcão (Quinta do Falcão), O Picadeiro (Alvito) e Tasquinha da Mitas. As pastelarias são Estrelas de Tomar, os três estabelecimentos da Padaria Rosa, A Rosa - Café dos Artistas, os dois estabelecimentos Pic-Nic, a Pimpinela, e os cinco estabelecimentos Tropical.