PUB

PUB

Mação - Praia Fluvial da Ortiga recebe ações de sensibilização e defesa do Tejo


Realizam-se em Mação, no dia 7 de setembro, um conjunto de ações de mobilização de cidadãos de Portugal e de Espanha em defesa do rio Tejo.

A iniciativa começa com uma descida em canoa para “Vogar contra a indiferença”, com início a jusante da Barragem de Ortiga-Belver e cuja expedição tem como destino as Mouriscas, culminando num almoço em restaurante da Ortiga ou em picnic convívio, à escolha dos participantes.

Neste sentido, irá proceder-se à leitura da "Carta Contra a Indiferença" na qual se evidencia a necessidade de defender um rio Tejo livre com dinâmica fluvial pela rejeição dos novos projetos de construção de novos açudes e barragens - Projeto Tejo e a Barragem do Alvito - e pela exigência de uma regulamentação daqueles que já existem de modo a garantir: um regime fluvial adequado à prática de atividades náuticas e à migração e reprodução das espécies piscícolas; um estabelecimento de verdadeiros caudais ecológicos; e uma continuidade fluvial proporcionada por passagens para peixes eficazes.

A tarde será dedicada a uma Concentração Ibérica “Em defesa do Tejo”, na praia fluvial da Ortiga, onde será apresentado um “Manifesto em defesa da bacia do Tejo/Tajo” aos candidatos dos partidos políticos às eleições legislativas de 2019.

Esta atividade é organizada pelo proTEJO – Movimento Pelo Tejo e conta com o apoio do Município de Mação, da Rede de Cidadania por Uma Nova Cultura da Água do Tejo/Tajo e seus afluentes, da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza e da NATUR Z.

Inscrições e informações através do e-mail protejo.vogar@gmail.com ou do telef. 919 061 330.

Programa "10 anos em defesa do Tejo"

sábado, 7 de setembro

09h00 - Receção dos participantes (Praia Fluvial de Ortiga)
10h00 - Boas Vindas do Município de Mação e Leitura da “Carta Contra a Indiferença” (Praia Fluvial de Ortiga)
10h30 - Concentração e Início da Descida de Canoa - Barragem de Ortiga-Belver até às Mouriscas
(Jusante da Barragem de Ortiga-Belver)
14h00 - Almoço
15h00 - Início da Concentração Ibérica “Em defesa do Tejo” (Praia Fluvial de Ortiga
15h30 - Leitura do “Manifesto em defesa do Tejo/Tajo”
16h00 - Intervenções de cidadãos participantes na Concentração Ibérica
18h00 - Despedida