PUB

PUB

Vila Nova da Barquinha - Adiado para 23 de setembro concerto da Orquestra Ligeira do Exército na Praça da República


O concerto da Orquestra Ligeira do Exército, agendado para esta segunda-feira, 16 de setembro na renovada Praça da República, em Vila Nova da Barquinha, foi adiado para o dia 23 do mesmo mês, às 21h30.

A iniciativa tem entrada gratuita e insere-se nas Comemorações do Dia do Comando das Forças Terrestres e da Brigada de Reação Rápida do Exército Português, sedeado no polígono militar de Tancos, concelho de Vila Nova da Barquinha.

Com sede na Unidade de apoio do Comando da Logística em Paço de Arcos, a Orquestra Ligeira do Exército iniciou as suas atividades em 1976. A sua estrutura, em género de Big-Band, é composta por cinco saxofones (flauta, clarinete), quatro trompetes (fliscorne), quatro trombones, dois teclados, duas violas, bateria, percussão e três vocalistas. Ao longo dos anos tem-se apresentado assiduamente nas mais prestigiadas salas de espetáculos do País e com os mais variados artistas e convidados do panorama musical nacional e internacional.

Executando composições de música ligeira, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português junto da sociedade militar e civil, contribuindo significativamente para a afirmação e valorização do nosso património cultural. Para além disso, vários compositores, orquestradores e arranjadores têm tido ao longo dos anos uma relação estreita com a OLE agraciando-a com temas originais e exclusivos que não raras vezes dão origem a arranjos e orquestrações executadas por inúmeros agrupamentos musicais portugueses.

Possui dois registos discográficos, sendo o último gravado num espetáculo ao vivo na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. A Orquestra Ligeira do Exército está agraciada com a Medalha de Serviços Distintos GRAU OURO.

(foto: direitos reservados)