PUB

PUB

Tomar - Seminário sobre "Saber-Fazer" Tradicional promove património cultural imaterial


A Biblioteca Municipal de Tomar vai receber nos dias 24 e 25 de outubro o Seminário Nacional Sobre dedicado ao "Saber-Fazer" Tradicional. Organizado pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e pelo Município de Tomar, este fórum pretende contribuir para a salvaguarda, promoção e uma mais ampla percepção da singularidade desta inestimável faceta do património cultural imaterial português, que integra representantes reconhecidos pela UNESCO como a arte chocalheira, a louça preta de Bisalhães  e os bonecos de Estremoz, mas também a tradição tomarense: latoaria, cestaria, olaria, confecção de rodilhas e de flores de papel.

A sessão de abertura, dia 24, às 10 horas, contará com as presenças de Anabela Freitas (presidente da Câmara de Tomar), Suzana Menezes (directora regional de Cultura do Centro) e Luís Marques (presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial).

Do vasto programa, que abarca comunicações sobre inúmeros casos do “saber-fazer” português, destaque para “Os “saber-fazer” tradicionais enquanto elementos insubstituíveis da Festa dos Tabuleiros”, sexta-feira, 25, às 11h45, por André Camponês, antropólogo e coordenador da proposta de inscrição da Festa dos Tabuleiros no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

No local, executando peças ao vivo, estarão presentes representantes do “saber-fazer” tradicional: arte chocalheira, louça preta de Bisalhães, bonecos de Estremoz, rendas de bilros de Peniche, bem como da tradição tomarense. Haverá ainda uma exposição de livros e de materiais audiovisuais de cariz patrimonial imaterial para consulta ou aquisição com descontos especiais.

Os interessados devem inscrever-se obrigatoriamente até dia 22 através do e-mail secretariado.pci@gmail.com ou no próprio dia na Biblioteca Municipal de Tomar (grátis para sócios da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, 5 € para não sócios). A ficha de inscrição está disponível online.