PUB

PUB

Vila Nova da Barquinha - Exposição "Santoral e liturgia templárias à roda do ano" no Centro de Interpretação Templário Almourol


O Centro de Interpretação Templário Almourol, em Vila Nova da Barquinha, tem patente, de 11 de outubro a abril de 2020, a exposição "Santoral e liturgia templárias à roda do ano". Com curadoria de Manuel J. Gandra, a mostra é inaugurada esta sexta-feira, 11 de outubro, pelas 18h30.

Sobre a exposição, pode ler-se: "Que Portugal tome consciência de si mesmo. Que rejeite os elementos estranhos. Ponha de parte Roma e a sua religião. Entregue-se à sua própria alma. Nela encontrará a tradição dos romances de cavalaria, onde passa, próxima ou remota, a Tradição Secreta do Cristianismo, a Sucessão Super-Apostólica, a Demanda do Santo Graal. Todas essas coisas, necessariamente dadas em mistério, representam a verdade íntima da alma, a conversação com os símbolos, [...].

Quebremos com Roma. […]. Não precisamos dos sete montes de Roma: também aqui, em Lisboa, temos sete montes. Edifiquemos sobre estes a nossa Igreja. Deixemo-nos de importar Deus [...]."(Fernando Pessoa in Sobre Portugal – Introdução ao Problema Nacional, Lisboa, 1979, p. 52)

O Centro de Interpretação Templário Almourol é o primeiro do género em Portugal. Dispõe de uma sala de exposição permanente, espaço de exposições temporárias e de uma sala de projeção de filmes sobre a temática dos templários. No mesmo edifício funciona também a Biblioteca – Arquivo Templário, que dispõe de um vasto acervo literário dedicado a este tema, fruto das doações de Teresa Furtado e de Manuel J. Gandra.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.