PUB

PUB

Abrantes - "Entre nós e as palavras" com o escritor Delano Valentim

Foto: JBO Photography

O escritor Delano Valentim é o convidado da próxima sessão de “Entre nós e as palavras” que terá lugar na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, no dia 28 de novembro, às 21h30. Na sessão estará em destaque o livro "Todo mundo é jhow!", romance de estreia do autor, que ganhou o prémio Novos Autores Fluminenses do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Os capítulos iniciais do romance "Todo mundo é Jhow!", de Delano Valentim, podem sugerir que seu enredo é tradicional: Bernardo, um adolescente nascido na periferia, apaixona-se por Marcela. O tom amoroso e sentimental também colabora para sugerir um vínculo intenso com a narrativa do século XIX adaptada ao contexto da periferia. Aos poucos, contudo, acentua-se a falta de projeto de Bernardo. O livro revela-se uma autêntica odisseia de quem, desiludido, numa periferia ao mesmo tempo árida e terna, busca contornar a melancolia e o tédio. Acompanhando Marcela na sua jornada alienada a procura do sucesso, Bernardo vai tomando consciência de aspetos relevantes do Brasil contemporâneo, como as drogas, o preconceito socioracial, as dificuldades que um jovem encontra para se fixar no mercado de trabalho.

Delano Valentim é escritor, letrista, músico e documentarista, com passagens pelo teatro como ator. É o realizador do documentário "Hoje É Dia de Baile!" e dirigiu também alguns de seus videoclipes e de outros artistas. Como letrista ganhou o festival de música do Farol de São Tomé da Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Recebeu o prémio Halley por serviços prestados à cultura negra. Como cantor e letrista ajudou a fundar as bandas Nova Resistência, Mammatchaully, Desbunde e A Praia. Teve a sua carreira como rapper iniciada em 1998. Estudou produção cultural no Instituto Federal do Rio de Janeiro. A viver atualmente em Abrantes, este ano letivo (2019-2020) está matriculado no curso de cinema documental na Escola Superior de Tecnologias de Abrantes, do Instituto Politécnico de Tomar.