PUB

PUB

Torres Novas - Espectáculo inspirado na música e dança das Serras de Aire e Candeeiros no Teatro Virgínia

O Teatro Virgínia, em Torres Novas, acolhe o espectáculo de dança contemporânea "A Classe do Jaime", no dia 18 de janeiro, a partir das 21h30. O espectáculo, inspirado na música e dança tradicionais das Serras de Aire e Candeeiros, conta com composição coreográfica e coreoturgia de Susana Domingos Gaspar, que, juntamente com Edgar Valente, constitui a dupla de bailadores.

De acordo com a sinopse de "A Classe do Jaime": "Na região de Santarém, existe um sociolecto, criado com a função de proteger e estimular as trocas comerciais dos vendedores de mantas de Minde. No Linguajar Típico de Minde, não existe tradução para Dança. Mas para baile existem duas: O-do-Barreiro e Classe do Jaime. Classe do Jaime foi criada em 2018, com a Bolsa de Criação Filhos do Meio da Associação Materiais Diversos, atribuída a criadores da região de Santarém, interessados em criar propostas artísticas sedimentadas numa relação com a comunidade.  É um trabalho de par, a partir das danças tradicionais da Serra D’Aire e Candeeiros. Uma bailarina e um músico vão ao encontro de vários grupos de danças tradicionais, para uma prática continuada deste tipo de repertório, durante o processo. Nos subterrâneos do nosso trabalho estiveram perguntas lançadas de um lado para o outro entre dança tradicional e dança contemporânea que convocam para a composição temas como o género, o erotismo e o peso. O que pergunta a dança tradicional à dança contemporânea?"

Susana Domingos Gaspar é natural de Torres Novas (1980). Formada em Dança, Coreografia, Dança na Comunidade e Fasciaterapia/Somatologia, foi intérprete em projetos de Madalena Victorino, Ainhoa Vidal e Filipa Francisco, entre outros. Coreografa desde 2005.

Os bilhetes têm o custo de 7,5€, sendo aplicáveis descontos, e podem ser comprados no Teatro Virgínia ou na bilheteira online. A lotação é limitada a 80 lugares.

Foto: Materiais Diversos