PUB

PUB

Torres Novas - José-Alberto Marques apresenta "Homeostátos" na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, vai acolher, no dia 25 de janeiro, a partir das 16 horas, a apresentação do livro "Homeostátos" de José-Alberto Marques. A apresentação inicial estará a cargo de Manuel Portela, Professor Catedrático no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Natural de Torres Novas, José-Alberto Marques frequentou a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Obrigado a abandonar os estudos por razões económicas, exerceu diversas profissões ao mesmo tempo que fazia o curso de História.

Radicado em Abrantes desde a década de 1960, foi professor efetivo de Português na Escola D. Miguel de Almeida. Das diversas atividades de intervenção cultural e artística, destaca-se a participação no segundo número da revista Poesia Experimental (1966), Operação 1 (1967) e na Conferência-Objecto (Galeria Quadrante, 1967). Em 1996 recebeu a medalha da cidade de Abrantes. Ligada ao movimento da poesia experimental portuguesa desde as suas primeiras manifestações no final de década de 50, a obra de José-Alberto Marques alia a experimentação fonossemântica e grafossemântica com um lirismo autobiográfico e uma aguda consciência social e política.