PUB

Abrantes - Biblioteca presta tributo online a António Botto (com vídeo)

A Biblioteca Municipal de Abrantes promoveu esta segunda-feira, 17 de agosto, um tributo online a António Botto, poeta que dá nome a esse equipamento cultural, com a transmissão de um vídeo disponível no Facebook e Youtube.

O momento dedicado ao Poeta é constituído pela apresentação de um vídeo com realização e interpretação de Carla Dias, performance musical de Hugo Sampaio e produção de Laranja de Voar - Mediação Cultural/Artística, Educação Patrimonial e Turismo Criativo e Biblioteca Municipal António Botto.

Carla Dias é professora do Curso Profissional de Artes do Espetáculos na Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes.

Hugo Sampaio foi professor na EPDRA - Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes e tem um longo percurso pelos palcos ligado à música e à dança. No seu recente trabalho discográfico, presta homenagem a António Botto, tendo obtido autorização da família do poeta abrantino para musicar um dos seus poemas.

António Tomás Botto (1897-1959) nasceu em Concavada, no concelho de Abrantes. Trabalhando o pai nos "barcos de água" é natural a sua intimidade com o Tejo e a sensibilidade à natureza que revela nos seus poemas. Foi dramaturgo e contista infantil e foi o primeiro poeta português a abordar o amor homossexual.

A Biblioteca Municipal António Botto continua a apresentar a sua programação regular apenas em formato digital, devido às medidas de precaução por causa do COVID-19.