PUB

PUB

Ourém - Espetáculo "Sob a Terra" em cena no concelho para valorização e conservação da floresta

O concelho de Ourém vai ser palco da estreia do espetáculo “Sob a Terra”, um projeto que nasceu da colaboração de diferentes estruturas culturais de Leiria e que pretende sensibilizar as comunidades para a valorização e conservação da floresta.

Os espetáculos serão apresentados no Adro da Igreja de Espite, a 25 de setembro, no Adro da Igreja de Rio de Couros, a 26 de setembro, e no Adro da Igreja de Urqueira, a 27 de setembro, com início às 21h30.

Esta iniciativa, integrada no projeto-piloto “Não brinques com o fogo”, tem o objetivo de promover a alteração de comportamentos das populações relativamente à preservação dos seus territórios e aos incêndios rurais, através da cultura e das artes performativas.

Além da sensibilização para alteração de comportamentos de risco face aos incêndios rurais e da valorização e proteção dos territórios, “Sob a Terra” apresenta uma dimensão documental relevante, tanto para memória futura como enquanto veículo de emancipação comunitária. O projeto é da responsabilidade do Leirena Teatro e destaca-se pela sua conceção estética, como pelas parcerias estabelecidas com várias entidades culturais, e propõe-se desenvolver um trabalho artístico com as comunidades envolvidas, incluindo associações culturais locais.

“Sob a Terra” resulta da cooperação do Ministério da Cultura, através das direções regionais de Cultura do Norte, do Centro, do Alentejo e do Algarve, com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e além de Ourém, será exibido em localidades do concelho de Coimbra.