PUB

Abrantes - Oliveira do Mouchão na corrida ao título de “Árvore do Ano 2021”

A Oliveira do Mouchão, em Mouriscas, Abrantes, é uma das dez árvores finalistas do concurso “Árvore do Ano 2021”, promovido a nível nacional pela UNAC - União da Floresta Mediterrânica. 

O concurso pretende eleger a árvore que irá representar Portugal no concurso europeu “Tree of the Year 2021”, sendo que as votações decorrem online, através do site https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote, e estão abertas até às 23h59 de dia 23 de novembro.

De acordo com as regras de votação, elaboradas pela organização, cada pessoa só poderá votar uma vez, sendo que o votante seleciona duas árvores e confirma o voto com uma conta de e-mail válida. A apresentação pública dos resultados acontecerá no dia 26 de novembro.

Na página do concurso, pode ler-se: "É no Ribatejo, no concelho Abrantes, que se encontra a Oliveira mais antiga da Península Ibérica, plantada há 3354 anos nas Mouriscas. Os pescadores deram-lhe o nome de Oliveira do Mouchão porque era lá que se juntavam antes de correrem para as pesqueiras do Tejo. O tronco oco foi albergue de crianças, ponto de encontro de namorados, serviu de manjedoura e à sombra dos seus ramos muitos acordos foram selados. Esta Oliveira é História e Cultura, e acima de tudo é motivo de orgulho das suas gentes."


©  DR