PUB

PUB

Abrantes, Constância e Sardoal formam Território Literário


Os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal apostam nos “CAMINHOS LITERÁRIOS – com Botto, Camões, Gil Vicente e outros que por cá passaram” e criam um programa de artes e espetáculos em rede com o objetivo comum de potenciar um território onde, para além das paisagens literárias associadas aos seus escritores, é proposto criar um programa turístico-cultural em que a literatura se torne fator determinante para a descoberta de novas identidades.

Em comunicado, o Município de Abrantes refere que este projeto conta com o escritor José Luís Peixoto, enquanto principal impulsionador da construção de um original percurso literário.

É já neste início do mês de agosto que se pode começar a assistir a alguns espetáculos integrados no projeto, com Constância a apresentar a 6 e 7 de agosto o Vídeo Mapping – “Os Lusíadas - A grande viagem de Camões”, a 7 de agosto a inauguração de Escultura - Terra de Palavra e o concerto de Ana Laíns “Mátria Língua – Camões e outros poetas”, enquanto que o Município de Abrantes inicia a 5 de agosto a sua programação com “Surdina, de Rodrigo Areias, com Banda Sonora ao vivo por Tó Trips” e a 19 com “Estilhaços, por Adolfo Luxúria Canibal e António Rafael”.

O programa comum ficará fechado ainda no final de julho, na certeza de que esta primeira fase será o mote de um ano que se propõe de momentos repletos de teatro, dança, música, poesia, cinema documental, workshops, artes visuais, de entre outros, em que os CAMINHOS LITERÁRIOS servirão também para viver Botto, Camões, Gil Vicente e outros que por cá passaram.

Os Caminhos Literários resultam de uma candidatura conjunta apresentada pelos Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal ao Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020 e estão integrados no projeto Caminhos da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo – CIMT. A programação na íntegra poderá ser consultada em https://caminhos.mediotejo.pt/projetos/caminhos-literarios/ .