PUB

PUB

Abrantes - Rede de Museus em fase final de construção

© Município de Abrantes

A Rede de Museus de Abrantes está em fase final de construção, sendo constituída por museus e coleções visitáveis instaladas no território de Abrantes, com particular incidência no centro histórico de Abrantes e na vila do Tramagal. 

Funcionará como produto cultural integrado no âmbito mais vasto de outras áreas de interesse turístico incontornáveis, como o património religioso ou o património natural. A presença de museus no concelho de Abrantes remonta ao início do Século X com a criação do Museu Regional de Abrantes, D. Lopo de Almeida, no interior da Igreja de Santa Maria do Castelo. 

Em 2017 foi inaugurado na vila do Tramagal o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira. A este junta-se agora o Panteão dos Almeida, a partir da nova museografia da Igreja de Santa Maria do Castelo e, brevemente, o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte – MIAA. A Quartel de Arte Contemporânea – Coleção Figueiredo Ribeiro integra também esta rede de equipamentos culturais. A Rede de Museus de Abrantes integrará ainda o futuro Museu de Arte Contemporânea (MAC) Charters de Almeida (em obra). No futuro, a rede será complementada com os núcleos museológicos presentes no território do concelho de Abrantes.