PUB

PUB

Mação - Apresentação do livro "A casa da minha Avó" no Centro Recreativo e Cultural de Queixoperra

Terá lugar no dia 1 de agosto, pelas 10 horas, a apresentação do livro "A casa da minha Avó - Histórias de ontem, contadas hoje para que vivam amanhã “, de Lurdes Vicente. A apresentação terá lugar no Centro Recreativo e Cultural de Queixoperra, no concelho de Mação.

O livro de Lurdes Vicente é uma recolha de histórias, de memórias sobre a sua terra, Queixoperra. Parte da sua memória e das que lhe contaram desde criança. Tem lendas, uma apresentação de profissões antigas por quem as protagonizou, receitas e tradições locais. Fala da escola, da agricultura, da importância dos pinheiros, de fontes, hábitos, traz curiosidades, a história da toponímia da terra, da associação, enfim, são 100 páginas de amor à Queixoperra pela mão de uma das filhas da terra.

Lurdes Vicente, 61 anos, é funcionária da Biblioteca Municipal de Mação. A autora refere que "este livro é um registo de memórias e experiências que durante vários anos guardei. Sempre gostei de conversar com as pessoas mais antigas e de ouvir as suas histórias. Durante alguns anos organizei exposições na minha aldeia com o objetivo recordar o passado, os hábitos, costumes, tradições, profissões e tantas outras coisas. As tradições são a nossa melhor herança. Têm um papel primordial ao nível da proteção e valorização da nossa memória e como forma de garantir às futuras gerações, principalmente às minhas netas, o conhecimento do passado da aldeia onde a sua avó materna nasceu, todas as suas raízes e histórias. Esta foi a herança que recebi dos meus antepassados. São histórias que vão passando de geração em geração e que me foram contadas por avós, tios, vizinhos e principalmente pelos mais idosos. Neste livro podemos recordar várias estórias e outras tantas memórias. Mas são as minhas memórias… é assim que me recordo delas.".

O prefácio é do Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela.

O lucro da venda do livro reverte para o Centro Recreativo e Cultural de Queixoperra, sendo a autora uma apaixonada pelo associativismo nutrindo grande estima pela associação local.