PUB

PUB

Mação - Caminhos da Água com teatro de rua e circo contemporâneo


A edição de 2021 do projeto Caminhos da Água prossegue este fim de semana, dia 24 de julho, em Mação com teatro de rua e circo contemporâneo na Praia Fluvial de Cardigos e no Jardim Municipal. 

Caminhos é um programa cultural em rede que acontece em treze municípios do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Toda a programação do Caminhos é gratuita, com propostas para todas as gerações e perfis, e inclui as áreas da música, teatro, dança, teatro de rua, circo contemporâneo e percursos artísticos, trazendo à região uma dinâmica cultural inédita.

Programa Caminhos da Água 2021

Pequena Circoonferência - Companhia Radar 360º
Sábado / 24d e julho / 16:00
Mação
Praia Fluvial Cardigos

Pequena CircOOnferência é uma conferência sobre o circo! Dedicada ao pequeno público, a performance flutua entre o rigor histórico da História do Circo Europeu, e a dimensão onírica de um historiador que aspira ser um artista de Circo. Inspirados nos diferentes registos bibliográficos, fomentamos a vontade de ficcionar uma história, a partir dos factos da sua própria história! O percurso não é linear e a ideia é agitar, fazer refletir e formar massa crítica. O CircOOnferência é um ato de liberdade na reconstrução da História do Circo, escrito e interpretado com elementos de humor, risco e poesia e transversal a todas as gerações!


Baile dos Candeeiros - Companhia Radar 360º
Sábado / 24 de julho/ 21:30
Mação
Jardim Municipal

Todos nós temos um universo mágico que carregamos da nossa infância.
Candeeiros humanos, autónomos, espalhados por pontos estratégicos, transformam os espaços que habitam, e deslocam-se através deles com movimentos específicos:
acendem, apagam, respiram, interagem…
Na época da ditadura, em Portugal, organizar convívios e encontros era um ato suspeito e perigoso. Tudo devia ser feito de uma forma subtil e camuflada. Originalmente criado na Foz do Douro, no Porto, o Baile dos Cinco Candeeiros original seguia esta dinâmica. Os homens que iam para a tropa ou para a guerra colonial, pretendiam apenas despedir-se das suas famílias e amigos, e para isso, organizavam este encontro. Era criado um ambiente intimista, com uma luz ténue e ao som de música de baile celebravam uma despedida e alimentavam esperanças de um regresso futuro. Mas este nem sempre acontecia. Este baile era o local de encontro, de amores, de danças e de aventuras.