PUB

PUB

Ferreira do Zêzere - Biblioteca Municipal tem patente exposição bibliográfica de Jorge Amado

A sala de leitura da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere tem patente, até ao final do mês de agosto, uma exposição bibliográfica sobre a obra de Jorge Amado, um dos maiores escritores em língua portuguesa. Os livros expostos estão disponíveis para empréstimo domiciliário.

Jorge Amado nasceu em Pirangi, Brasil, em 1912 e faleceu a 6 de agosto de 2001. Viveu uma adolescência agitada, primeiro, na Baía, no início dos seus estudos, depois no Rio de Janeiro, onde se formou em Direito e começou a dedicar-se ao jornalismo.

Em 1935 estreou-se como romancista com O País do Carnaval (1931), Cacau (1933), Suor (1934), seguindo-se Terras do Sem Fim (1943) e S. Jorge dos Ilhéus (1944). Politicamente de esquerda, foi obrigado a emigrar, passando por Buenos Aires, onde escreveu O Cavaleiro da Esperança (1942), biografia de Carlos Prestes, depois pela França, pela União Soviética... regressando, entretanto ao Brasil depois de ter estado na Ásia e no Médio Oriente. Em 1951 recebeu o Prémio Estaline, com a designação de "Prémio Internacional da Paz".

© DR