PUB

PUB

Tomar - Livro resulta da convivência de autores tomarenses no Convento de Cristo

O Moinho da Ordem, no Complexo Cultural da Levada (com entrada junto à rotunda), acolhe a apresentação do livro “Literatura no Convento” no dia 31 de agosto, pelas 18 horas. A obra conta com textos de Álvaro Barbosa, Carlos Trincão, Catarina Lino, Maria de Fátima Barbosa, Maria João Baginha, Nuno Garcia Lopes, Sue Amado e Virgílio Saraiva.

Em Junho de 2017, um grupo de tomarenses ligados às letras foi convidado a viver uma experiência única: um fim-de-semana inteiro de reclusão no Convento de Cristo, numa iniciativa do Município de Tomar, através da Biblioteca Municipal, e daquele monumento.

Quarenta e oito horas desligados do mundo, concentrados no espírito do lugar, acedendo a espaços geralmente inacessíveis ou a horas em que se encontravam vazios de gente. Irmanados da vontade comum de extrair dessa vivência tópicos a inserir na sua escrita, realizaram visitas temáticas ao monumento, abordando-o sobre diversas perspetivas; refletiram sobre o espaço e fizeram algumas leituras de autores escolhidos; e dialogaram, trocando ideias, partilhando experiências e leituras. Ao longo desses momentos foram também escrevendo, em exercícios que cruzaram géneros, e que se foram cruzando entre si.

Desse retiro literário em comunhão com a História nasceram oito textos, quase todos contos, tão diversos quanto os seus autores, mas todos com a marca profunda dessa vivência – nenhum deles saiu do monumento igual à pessoa que lá entrara dois dias antes.

A edição é do Município de Tomar, com o design e paginação feitos pelos alunos de Artes Gráficas da Escola Profissional de Tomar no âmbito dos seus trabalhos de curso, sob a coordenação do professor Luís Ferreira. Desses, foi escolhido o de Inês Barbosa, globalmente o mais completo de um conjunto de propostas muito interessante tendo em conta a tenra idade dos seus autores. O espaço tem lotação limitada, de acordo com as regras em vigor da DGS.