PUB

PUB

Alcanena - Festival Materiais Diversos recebe conversa sobre "Outra cidadania é possível?"

No âmbito do projeto Futuricidade, o Festival Materiais Diversos recebe, no dia 15 de outubro, na Escola Secundária de Alcanena, às 13h30, uma conversa sobre o tema "Outra cidadania é possível?", com Marta Tomé e Rui Matoso.

O projeto Futuricidade de Marta Tomé e Rui Ibañez Matoso visa mobilizar nos jovens o entusiasmo pelo desenvolvimento pessoal, a autonomia e a responsabilidade no exercício da cidadania plena, o direito à cidade e a participação emancipada na vida pública, criando, dentro da escola, um espaço de partilha de experiências e de aprendizagem da inteligência coletiva sobre práticas urbanas, mobilizando saberes artísticos, técnicos e científicos.

Depois da primeira fase do projeto que aconteceu na Escola Secundária Maria Lamas (Torres Novas), Futuricidade ruma agora a Alcanena e Minde para iniciar uma nova etapa na Escola Secundária de Alcanena. A ignição acontecerá no Festival Materiais Diversos (Alcanena) no dia 15 de outubro com a conversa "Outra Cidadania é possível?" protagonizada pela turma de 12º ano de Humanidades que ao longo do semestre desenvolverá o projecto.

Os processos criativos propostos aos alunos são desenvolvidos a partir da análise de “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, um documento pertinente para favorecer nas gerações futuras o dever cívico de aprofundar a cidadania cultural e o direito à cidade. Futuricidade é uma ferramenta disponível para imaginar e construir um futuro da cidade a partir da complexidade do presente e da sua transformação num horizonte de vida comum, respeitando todas as formas de vida, o pluralismo e a diversidade cultural.