PUB

PUB

Tomar - Carla Palhinha expõe "As Cores da Ordem" na Casa Vieira Guimarães

"As cores da Ordem" é o nome da exposição de pintura, de Carla Palhinha, que está patente na Casa Vieira Guimarães, em Tomar, de 13 de outubro a 14 de novembro.

As cores da Ordem que são também as cores da cidade: o branco, o negro e o vermelho estão omnipresentes nesta exposição com seu simbolismo próprio. Também a cor do burel que os serventes do Templo usavam. Trata-se primeiramente de um registo da Ordem em Portugal desde o seu alvor até à sua evocação-memória de lugares e atividades nos dias de hoje. Sequencialmente à parte documental, apresenta-se outra de natureza pictórica onde essas cores constituem formalmente a mancha predominante, por quem as absorveu vivendo na região.

Obra de matriz expressionista - figurativa e abstrata - onde se expõem estados de alma e sentimentos. E sendo telas criadas por uma artista plástica que afirma “solidarizar-se com a sua natureza” associa-se-lhe também pontualmente a cor da pele no seu assumir de uma afirmação da Mulher dentro e fora da Ordem, ontem como hoje.

A mostra pode ser visitada de quarta-feira a domingo, 10h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00.