PUB

PUB

Torres Novas - Praça do Peixe acolhe mostra de artes visuais de alunos da Escola Secundária Maria Lamas

A Praça do Peixe, em Torres Novas acolhe, entre os dias 24 e 30 de outubro, uma mostra coletiva de artes visuais, intitulada "Futuricidade", composta por trabalhos de alunos de 11.º e 12.º dos cursos de artes visuais da Escola Secundária Maria Lamas.

"Futuricidade" é um projeto de Marta Tomé e Rui Matoso que visa mobilizar nos jovens o entusiasmo pelo desenvolvimento pessoal, a autonomia e a responsabilidade no exercício da cidadania plena, o direito à cidade e a participação emancipada na vida pública, criando, dentro e fora da escola, um espaço de partilha de experiências e de aprendizagem da inteligência colectiva sobre práticas urbanas, conjugando saberes artísticos, técnicos e científicos. Através de uma abordagem interdisciplinar, "Futuricidade" visa ativar esse corpo de ideias e de práticas, trazendo-as para o contexto da participação e da emancipação: ativar as vozes e os discursos críticos dos jovens cidadãos na sua ampla diversidade.

Os processos criativos propostos aos alunos são desenvolvidos a partir da análise de “O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, um documento pertinente para favorecer nas gerações futuras o dever cívico de aprofundar a cidadania cultural e o direito à cidade. FUTURICIDADE é uma ferramenta disponível para reimaginar e construir um futuro da cidade a partir da complexidade do presente e da sua transformação num horizonte de vida comum, respeitando todas as formas de vida, o pluralismo e a diversidade cultural.

Numa primeira fase "Futuricidade" integrou o Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas Gil Paes (Torres Novas), com os alunos do curso de Artes Visuais dos 11º e 12º anos. Após conversas com os alunos em torno das causas e dos movimentos sociais contemporâneos, abordaram-se casos de “artivismo” no combate às múltiplas formas de discriminação e abusos de poder ainda persistentes nas nossas sociedades. A partir desta reflexão, os alunos criaram "gestos-manifestos" que posteriormente registaram em fotografia, transformando-os em diversos objetos artísticos a partir de técnicas de desenho, multimédia e performance. 

A exposição coletiva "Futuricidade" é composta por dois núcleos distintos, um núcleo documental (registo e documentação do projecto, adereços e objetos materiais usados em ações performativas), e um outro núcleo contendo os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas áreas das artes plásticas, artes performativas, multimédia e arte urbana. Deste modo, pretende-se tornar patente ao público os processos e as atividades realizadas ao longo do ano letivo, motivando os alunos para a participação crítica na intervenção cívica e na esfera pública cultural.

A exposição inaugura no dia 24 de outubro, pelas 17h, sendo também realizada uma conversa com os alunos e outros convidados pelas 18h.