PUB

PUB

Abrantes - Museu Ibérico de Arqueologia e Arte inaugurado esta quarta-feira com Ministra da Cultura


O Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA) vai ser inaugurado esta quarta-feira, 8 de dezembro, pelas 11 horas, numa cerimónia que contará com as presenças da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

O MIAA contará com várias exposições distintas: a coleção da Fundação Estrada, que foi uma das que esteve na génese da criação deste equipamento; a coleção de arte de Maria Lucília Moita, a exposição da coleção Figueiredo Ribeiro e ainda a exposição da coleção de arte e arqueologia do Município de Abrantes. 

A coleção da Fundação Estrada tem cerca cinco mil peças de ourivesaria ibérica, armaria e arte sacra dos séculos XVI a XVIII. Tem ainda coleções de numismática, arquitetura romana, medieval e moderna, relógios de várias épocas e uma exposição de arqueologia e história local.

O MIAA está instalado no espaço do Convento de S. Domingos, que foi transformado e adaptado para receber o Museu. A obra desenrolou-se nos dois pisos do Convento, com uma área bruta 3.280 m2. O Museu Ibérico de Arqueologia e Arte tem o projeto de arquitetura das instalações pelo Arquiteto Carrilho da Graça e o projeto museográfico pelo Professor Fernando António Batista Pereira.