PUB

PUB

Tomar - “Documento do Mês: Carta Régia de D. Maria II" em exposição na Biblioteca Municipal


A Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, em Tomar, assinala o seu 25.º aniversário em 2022 com um conjunto de exposições de alguns documentos significativos que tem à sua guarda e que, em conjunto, contam histórias da História da cidade de Tomar. 

“Documento do Mês: Carta Régia de D. Maria II" está em exposição de 1 de fevereiro a 28 de fevereiro. 

A princesa Dona Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança, nasceu a 4 de abril de 1819, no Rio de Janeiro, filha do Imperador D. Pedro I do Brasil e de Maria Leopoldina de Áustria. Seria a futura rainha de Portugal, D. Maria II.

Provavelmente por ocasião da visita dos Reis a Tomar, em 1843, a Câmara terá entregue um pedido para que a vila fosse elevada a cidade. D. Maria prometeu que assim seria e a 13 de fevereiro de 1844 Tomar passou a ser a primeira cidade do Distrito de Santarém.

É historicamente conhecida a grande estima que D. Maria nutria pelo Conde e Marquês de Tomar, António Bernardo da Costa Cabral, conselheiro de Estado e presidente do Ministério, que em 1838, adquiriu parte do Convento de Cristo. D. Maria II morreu no Palácio das Necessidades, a 15 de novembro de 1853, aos 34 anos de idade, na sequência de mais um parto. Jaz no Panteão Real da Dinastia de Bragança, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.