PUB

PUB

Tomar - Foral Manuelino é “Documento do Mês” na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, em Tomar, assinala o seu 25º aniversário, em 2022, com um conjunto de exposições de alguns documentos significativos que têm à sua guarda e que, em conjunto, contam histórias da História da cidade de Tomar. Em março estará em destaque o Foral Manuelino.

Os forais são diplomas ou cartas em que um monarca ou um senhor atribui aos habitantes de uma localidade, mesmo que ainda não constituída, determinados privilégios, nomeadamente em matéria administrativa e tributária. Contribuíram, assim, de forma ativa, para o povoamento de diversas regiões durante o período da

Reconquista, por meio da definição dos direitos e deveres dos seus residentes, que abarcavam, muitas vezes, normas de direito penal e judiciário, facilitando a regulação das peculiaridades da vida económica dos municípios.

O Livro do foral manuelino é constituído por dezasseis fólios de pergaminho, encadernado numa capa de carneira. A carneira é decorada com um entrançado gravado com motivos florais e disposto em forma de retângulo cortado por diagonais que formam por sua vez bonitos losangos em forma de folhas. Tem duas fechaduras que se encontram partidas.

Nele se encontra escrito, que foral manuelino “dado na vila de Santarém ao primeiro dia de maio do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil quinhentos e dez”.