PUB

PUB

Abrantes - Dezenas de pessoas uniram-se para apelar à paz na Ucrânia

A Praça Raimundo Soares, em Abrantes, encheu-se com dezenas de pessoas ao final do dia desta quarta-feira, 16 de março, para rezarem e apelarem ao fim da guerra na Ucrânia.

A vigília, uma iniciativa conjunta das Paróquias do Concelho de Abrantes e do Município, contou com a eucaristia celebrada pelos párocos das paróquias do concelho de Abrantes, tendo sido presidida pelo Padre António Castanheira, das paróquias de S. Vicente e S. João, e que contou também com a presença do padre Ivan Bukakov, ucraniano, da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Constantinopla.

A cerimónia teve início com o hastear da bandeira da Ucrânia no edifício dos Paços do Concelho ao som do hino da Ucrânia, num momento de grande simbolismo, seguindo-se a eucaristia onde foi pedida a paz na Ucrânia, o fim da guerra e solicitado o apoio aos refugiados que chegam ao nosso país.

No final da eucaristia, foi feito um minuto de silêncio, com todos os presentes de velas e luzes acesas com as luzes da praça apagadas.

Como forma de solidariedade com a Ucrânia, o Município de Abrantes colocou as cores do país, que são também as cores do Município, no lettering de Abrantes, instalado no Largo 1º de Maio (Largo do Tribunal), e nos dois edifícios da Câmara Municipal de Abrantes, na Praça Raimundo Soares.

© Município de Abrantes