PUB

PUB

Sertã - Ciclo de Concertos de Acordeão este fim de semana

Nos dias 29 e 30 de abril realizam-se os concertos da primeira edição do Ciclo de Concertos de Acordeão, com alunos e professores, intitulados "Acordeonamentos". Trata-se de um projeto ímpar na região, que procura proporcionar momentos de partilha e de aprendizagem com o Acordeão, valorizando este instrumento e contribuindo para a sua afirmação no contexto pedagógico e musical a nível regional. Esta edição conta com a presença da classe de acordeão do Polo Artístico da Sertã e com a classe do Conservatório de Música do Porto.

Assim, a 29 de abril, os "Acordeonamentos" vão poder ser ouvidos na Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim, às 18 horas. Trata-se de um concerto integrado nas Comemorações do 13.º aniversário da Canonização de S. Nuno de Santa Maria. Alunos e professores do Pólo Artístico da Sertã irão tocar obras de J. S. Bach, A. Piazzolla, Thomsen, G.F. Haendel, C. Thomain e F. Mendelssohn, entre outros.

No dia seguinte, 30 de abril, às 18h30, é a vez da Capela de S. Sebastião, na Sertã, servir de palco aos "Acordeonamentos", pelo Pólo Artístico da Sertã e Conservatório de Música do Porto. Alunos e professores irão executar obras de W. Semjonov, A. Nagajew, J.S. Bach, C. R. Thomsen, E. Waldteufel, entre muitos outros.

A iniciativa "Acordeonamentos" surge no âmbito das atividades pedagógicas do Conservatório de Música de Coimbra – Polo Artístico da Sertã e visa não só proporcionar aos alunos a oportunidade de apresentar o seu trabalho num contexto semi-profissional, como também levar a música e a cultura à comunidade. Refira-se também que esta combinação de acordeão e ensinamentos serve ainda o nobre propósito de aproximar escolas, alunos e professores de vários pontos do país e os demais envolvidos nesta experiência musical, fomentando o espírito de colaboração, de união e de entreajuda.

Recorde-se que o Pólo Artístico da Sertã é um dos pólos do Conservatório de Música de Coimbra, conservatório público de referência a nível nacional, que resulta de um protocolo estabelecido entre o Município da Sertã e o Conservatório de Música de Coimbra.