PUB

Abrantes - Concerto de Surma no Jardim da República esta quinta-feira

No âmbito do projeto "Caminhos Literários", o Jardim da República, em Abrantes, recebe o espetáculo de Surma, no dia 14 de julho, às 22 horas. O concerto tem entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

Sozinha em palco, rodeada de uma dúzia de instrumentos e com a sua voz, Surma inspira-se no silêncio para criar um universo próprio de canções que tanto bebem no jazz, na eletrónica e numa multiplicidade de influências para explorar caminhos nem sempre óbvios mas com uma identidade vincada, uma fonética própria e capaz de criar momentos únicos de viagem, que tanto nos lembram ambientes de fiordes nórdicos como de cidades cosmopolitas.

Nasceu e cresceu na pequena aldeia de Vale Do Horto, onde começou, desde cedo, várias aventuras com projetos musicais. Enquanto estudava no Ensino Secundário deu os primeiros passos e em 2015 começou o seu projeto a solo a que chamou Surma, onde explora fronteiras entre géneros musicais. Pelo meio frequentou o curso de Jazz no Hot Club, com especialidade em contrabaixo e voz e aventurou-se em pós-produção audiovisual e rapidamente correu o país em dezenas de concertos e começou a despertar a atenção do público e da imprensa.

O seu disco de estreia "Antwerpen" recebeu as melhores críticas de meios como Expresso, Público ou Blitz, sendo, de forma quase unânime, considerado pela imprensa nacional, um dos melhores discos nacionais de 2017. Foi também nomeado pela IMPALA (Associação Europeia de editoras independentes) como um dos 20 melhores discos europeus de 2017 e o tema “Hemma” foi nomeado para melhor canção nos prémios SPA Autores 2017. Em 2018 e 2019 apresentou-se ao vivo por mais de 250 vezes em quinze países. 

Em Portugal tanto atuou em festivais como o NOS Alive, Super Bock Super Rock, NOS Primavera Sound ou Paredes de Coura como no circuito de pequenos clubes ou nas salas como a Gulbenkian e o CCB. Sempre disposta a novas colaborações e a novos projetos Surma acabou, nos últimos anos, por abraçar projetos como os Concertos Para Bebés ou os 5ª Punkada ( Projeto de utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra). tem desenvolvido muito trabalho de sonoplastia e bandas sonoras para Teatro e Cinema (onde foi nomeada para os Prémios Sophia pela composição para “SNU”). Esteve envolvida em processos de criação colaborativa com nomes como Rodrigo Leão, João Hasselberg, Quim Albergaria, Russa, Dj Glue, Victor Araújo, Tomara ou Tiago Bettencourt.

©  DR