PUB

Ferreira de Zêzere - "Caminhos da Água" com três espetáculos de 15 a 17 de julho

No âmbito do projeto "Caminhos da Água", Ferreira de Zêzere recebe três espetáculos, nos dias 15, 16 e 17 de julho. 

No dia 15 de julho, às 21 horas, terá lugar um concerto de Angélica Salvi, na Igreja de Areias. A harpista espanhola, radicada no Porto desde 2011, dedica-se à improvisação e à música contemporânea e eletroacústica, explorando várias técnicas de preparação e amplificação do instrumento, sempre na busca de novos timbres e sonoridades.

Partindo da acrobacia do respirar (inalar, exalar) e da dinâmica das marés, Salvi explora o universo da repetição numa invocação cósmica e estruturada do transe num movimento magnético e sincopado. Nesta viagem interior, onírica e intimista, o público é guiado por caminhos sinuosos e tropicais, numa experiência potencialmente xamânica, por sonoridades ambíguas e multifacetadas, desde Papé Nziengui a Alice Coltrane.

Jéssica Pina sobe ao palco do Jardim da Praça Dias Ferreira, no dia 16 de julho, pelas 21 horas. A artista tem-se destacado como um dos nomes mais conhecidos do panorama de jazz nacional, utilizando o trompete como instrumento principal, apresentando-se agora também como vocalista. Jéssica Pina irá fazer-se acompanhar de um trio de músicos e além dos temas do seu mais recente EP promete apresentar “outras músicas, covers de músicos” que a têm vindo a influenciar e inspirar.

"Tempo, recursos e emoções" é o nome do espetáculo de Telma Pinto e Pedro Tiago que será apresentado no dia 17 de julho, pelas 18 horas, no Jardim da Praça Dias Ferreira. 

Esta é uma performance com uma envolvência poética e abstrata num universo de uma linguagem física rigorosa e em altura. Esforço com a intenção de ser aquele sabor de superação sobre a dificuldade assim como leve. Leveza de algo muito rígido se tornar na força elementar, na parte mais espetacular a nível de truques, surpresa e aquele encantamento a nível da destreza que o circo pode oferecer.

Um espetáculo sobre o tempo que leva o tempo, os recursos que variam ou se acrescem, as emoções de infância e dos tempos que correm ou que nos obrigam a levar o tempo com mais tempo.