PUB

PUB

Abrantes - Biblioteca Municipal António Botto recebe exposição de fotografia de Miguel Simão

"Minhas Terras" é o nome da exposição de fotografia, da autoria de Miguel Simão, que estará patente na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, de 8 de setembro a 19 de novembro.

Segundo Mi­guel Simão "a fo­to­grafia foi uma des­co­berta, um des­pertar pela mão de um pro­fessor, quando ainda tinha aulas no con­vento de São Do­mingos. A minha avó tinha-me ofe­re­cido a minha Kodak. Com a minha mãe cresci em sen­si­bi­li­dade, por entre as telas e o cheiro a tinta, com a fo­to­grafia dei forma a esse mundo que já me ro­deava. A fo­to­grafia, tornou-se um prazer; de­se­nhar com a luz, tex­turas, formas, ex­pres­sões. Captar o ines­pe­rado. As fo­to­gra­fias que es­colhi para esta ex­po­sição foram ti­radas maioritariamente em Lisboa e Abrantes, duas ci­dades que di­videm o meu tempo, se não a minha vida."

Mi­guel Simão nasceu em Lisboa no ano de 1959. Tendo ma­ni­fes­tado desde cedo in­te­resse pela fo­to­grafia, fre­quentou a ARCO. Em abril de 1992, a re­vista Nova Imagem pu­blicou um ar­tigo do crí­tico João Lopes, in­ti­tu­lado Elogio do frag­mento, sobre o seu tra­balho. Em 1987, fez a sua pri­meira ex­po­sição em Al­ca­nena a con­vite da câ­mara mu­ni­cipal. Em ou­tubro de 1991, expôs na sala de ex­po­si­ções da Santa Casa da Miseri­córdia de Abrantes a con­vite da câ­mara mu­ni­cipal, na co­me­mo­ração dos se­tenta e cinco anos de Abrantes ci­dade. Em junho de 1992, expôs no Clube 50 em Lisboa. Em 2007, voltou a expor em Abrantes.

©DR