"Minhas Terras" é o nome da exposição de fotografia, da autoria de Miguel Simão, que estará patente na Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, de 8 de setembro a 19 de novembro.
Segundo Miguel Simão "a fotografia foi uma descoberta, um despertar pela mão de um professor, quando ainda tinha aulas no convento de São Domingos. A minha avó tinha-me oferecido a minha Kodak. Com a minha mãe cresci em sensibilidade, por entre as telas e o cheiro a tinta, com a fotografia dei forma a esse mundo que já me rodeava. A fotografia, tornou-se um prazer; desenhar com a luz, texturas, formas, expressões. Captar o inesperado. As fotografias que escolhi para esta exposição foram tiradas maioritariamente em Lisboa e Abrantes, duas cidades que dividem o meu tempo, se não a minha vida."
Miguel Simão nasceu em Lisboa no ano de 1959. Tendo manifestado desde cedo interesse pela fotografia, frequentou a ARCO. Em abril de 1992, a revista Nova Imagem publicou um artigo do crítico João Lopes, intitulado Elogio do fragmento, sobre o seu trabalho. Em 1987, fez a sua primeira exposição em Alcanena a convite da câmara municipal. Em outubro de 1991, expôs na sala de exposições da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes a convite da câmara municipal, na comemoração dos setenta e cinco anos de Abrantes cidade. Em junho de 1992, expôs no Clube 50 em Lisboa. Em 2007, voltou a expor em Abrantes.
![]() |
©DR |