PUB

Abrantes - Feira S. Matias já abriu portas e traz consigo Mostra de Atividades Económicas


A centenária Feira de S. Matias foi inaugurada esta sexta-feira, 17 de fevereiro, naquele que será um certame diferente dos anos anteriores, com mais animação musical e com a Mostra de Atividades Económicas, que irá dar a conhecer os agentes empresariais e as suas empresas junto do público.

Até ao próximo dia 5 de março, a Feira de S. Matias está de regresso ao Aquapolis sul, em Rossio ao Sul do Tejo, e este ano traz várias novidades: a Mostra de Atividades Económicas, a presença de três novos equipamentos de diversão e um expositor de crepes/waffles na zona de produtos alimentares e bebidas. Na edição deste ano, houve também um reforço da animação musical, com espetáculos, de entrada grátis, agendados para a tenda situada no relvado do hipódromo dos Mourões que irá contar com o Avô Cantigas (24 de fevereiro), a atuação de Quim Barreiros (4 de março), o Baile com a banda “Tens Cóvir” (20 de fevereiro), os Cant´Abrantes (26 de fevereiro) e as Concertinas Sons Lusitanos (19 de fevereiro).

Esta sexta-feira, 17 de fevereiro, na inauguração da Feira de S. Matias, a animação musical esteve a cargo dos Arrebimbá Fundo – Orquestra de Percussão da Casa do Povo de S. Facundo.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, agradeceu a todos os que estão presentes no certame e salientou que “a feira está a crescer, voltámos a ter os espaços em leilão este ano, houve hastas públicas para os lugares e houve muita gente a concorrer aos espaços”. “Queremos continuar a trabalhar para as pessoas e cada vez fazer mais e melhor, este é um certame importante para Abrantes e para a região”, destacou Manuel Jorge Valamatos na inauguração da secular feira antes de visitar todos os operadores.

A Mostra de Atividades Económicas, a grande novidade deste ano, irá decorrer na tenda instalada no relvado do hipódromo, onde estarão presentes os vários agentes empresariais que irão dar a conhecer os seus produtos e serviços e dinamizar diferentes atividades em função das suas áreas de negócio, como workshops (artesanato, costura criatura, entre outros), apresentações de projetos e de programas de apoio ao desenvolvimento empresarial, jogos sobre indústria e tecnologia, provas de consumo e sessões de showcooking sobre alimentação saudável.

A Mostra resulta de uma parceria do Município de Abrantes com a Associação Comercial e Empresarial de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Vila de Rei, TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém e Associação dos Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação e irá funcionar às sextas-feiras, sábados e domingos com a dinamização de variadas atividades que foram definidas em função de algumas temáticas que são do interesse de todos os parceiros:

- Indústria e Tecnologia: 17 a 19 de fevereiro;
- Comércio e Serviços: 24 a 26 de fevereiro;
- Agoalimentar: 3 a 5 de março;
- Empreendedorismo/Empregabilidade: todos os fins de semana.

A Roda Gigante volta a marcar presença na Feira de S. Matias, proporcionando aos utentes uma vista panorâmica única sob o local onde ficará instalada (junto ao rio Tejo). Com 24 cabines, a Roda Gigante dispõe de uma cabine preparada para pessoas com mobilidade reduzida.

A zona de equipamentos de diversão será composta por 25 atrações, carrosséis e divertimentos, destinados ao público em geral, infantil e familiar, onde se inclui uma pista de carros de choque, três divertimentos radicais, quatro divertimentos familiares e sete equipamentos de diversão infantil. Entre as novidades, está a Pista Americana, dirigida a crianças com piscina de bolas e trampolins, e o King, equipamento de diversão radical que faz loopings, constituído por um pendulo central oscilatório e rotativo.

A Feira de S. Matias conta com as habituais quinquilharias, cestaria e artigos em verga, cutelaria, malas, flores e plantas, têxteis, loiça, calçado, o pão com chouriço e bifanas fabricados em cozinha própria, bebidas e doçaria onde se inclui o torrão de alicante, as farturas, churros, pipocas, algodão doce, waffles e crepes recheados, fabricados ao vivo.

Na edição deste ano do certame, contamos com um total de 41 participantes dos quais 12 estão presentes na zona de venda a retalho; 16 na zona de equipamentos de diversão (infantil, familiar e radical); 11 participantes na zona de produtos alimentares e bebidas (pipocas, farturas, pão com chouriço, crepes, torrão de alicante) e dois participantes na zona de exposição e venda de máquinas e viaturas agrícolas.

A Feira de S. Matias funcionará de segunda a quinta-feira, das 14h às 23h; às sextas-feiras e sábados, entre as 12h e as 00h; e aos domingos, entre as 12h e as 23h.