PUB

Ourém - "Madalena", de Sara de Castro, em cena no Teatro Municipal

O espetáculo "Madalena", de Sara de Castro, sobe ao palco do Teatro Municipal de Ourém, no dia 25 de fevereiro, pelas 21h30. 

Pouco depois da estreia de "Madalena", começou um mês e meio de confinamento. "Madalena" era um espetáculo sobre a complexa figura simbólica de Maria Madalena, a cuidadora. É ela quem prepara o corpo de Cristo para as cerimónias fúnebres e também é a ela que é dado a conhecer o milagre da transcendência da carne. Nesse espetáculo, as atrizes atravessavam uma longa noite de luto — um processo que passa pela negação, raiva, negociação, tristeza e aceitação — para resgatar o direito ao contacto com o corpo morto numa sociedade em que a morte foi higienizada, desmaterializada, tornada abjeta.

"Madalena" é hoje um outro espetáculo. Não se sabe bem o que é. Hoje, não só está interdito o contacto com o corpo morto, mas também o contacto com os vivos está condicionado. As inquietações agigantam-se depois de convivermos com um vírus que nos isolou fisicamente, que nos fez temer o outro, que fez com que funerais fossem proibidos, que deixou tantos morrerem sós. "Madalena" continua a lembrar-nos que, sem contacto, somos menos humanos.

Os bilhetes, com o preço de 7,5€ (descontos aplicáveis), podem ser comprados na bilheteira do Teatro Municipal ou online

© DR