PUB

PUB

Ourém - Companhia Instável apresenta "Take" no Teatro Municipal

A Companhia Instável apresenta "Take", de São Castro e António M. Cabrita, no dia 21 de outubro, pelas 21h30, no Teatro Municipal de Ourém.

Sendo o som, uma poderosa ferramenta narrativa, tem o poder de conduzir as pessoas pelas histórias, dar-lhes contexto, reforçar conceitos e ativar modos de ver/observar. O primeiro impacto de algo é sempre visual, mas a combinação entre visão e audição, unifica qualquer experiência, onde um reforça e eleva o outro. A presença do som na indústria cinematográfica, veio definir todo o conceito de um filme, adicionando camadas que completam a história e lhe confere realismo. 

Os recursos sonoros e o sound design permitem mergulhar no ambiente que se deseja, atuando diretamente em território emocional e psicológico, com um poder manipulador sobre a forma como acompanhamos e interpretamos uma história. Nas artes performativas esta relação é recorrentemente abordada e explorada, mas é no cinema que esta relação se torna crucial e significativa, pela capacidade de provocar experiências imersivas, aproximar o público do real e apelar ao subconsciente.

Nesta peça coreográfica queremos usar o design do som como condutor da relação entre os corpos, sustentando um cenário criativo e influenciando uma atmosfera narrativa, criada através de um guião composto por cenas que poderão ter ou não uma sequência lógica.

A estrutura coreográfica como se de cenas de cinema (takes) se tratasse e o som como extensão dramatúrgica, quer do corpo quer da narrativa. O nosso objetivo é estender o espaço físico em que a ação e o som ocorrem, criando diálogos entre o que se ouve e o que se vê – ou não se vê (uma memória, um local). O som possui uma história em si e o corpo procura incessantemente por uma história.

Os bilhetes para o espetáculo têm o preço de 7,5€ (descontos aplicáveis) e podem ser comprados na bilheteira do Teatro Municipal ou online

©  DR