PUB

PUB

Sertã - Exposição e residência artística de Agostinho Santos durante outubro e novembro

O mundo artístico do conceituado jornalista, pintor e curador Agostinho Santos vai dar-se a conhecer na Sertã, através de uma exposição e de uma residência artística, durante os meses de outubro e novembro. 

No dia 7 de outubro, pelas 17h, decorre a inauguração da exposição «Quase Eterno» no átrio da Casa de Espetáculos e da Cultura. A exposição decorre simultaneamente em vários locais da vila da Sertã, como a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Capela do Convento da Sertã Hotel, Paços do Concelho e Salão Nobre do Clube da Sertã, que serão alvo de visita durante a inauguração.

Esta é a primeira exposição exclusiva de 'livros de artista' originais de Agostinho Santos e é definida pelo próprio "como um autêntico exercício à imaginação e criatividade". A mostra é constituída por cerca de 200 'livros de artista' (exemplares originais e únicos) concebidos ao longo de uma carreira de quase 40 anos. Dos mais antigos aos mais recentes, Agostinho Santos socorre-se de diversos materiais e técnicas para construir estes livros, designadamente madeira, cartão, papel, acrílico, tinta da china, aguarela ou esferográfica.

A exposição, com entrada livre, estará patente ao público nestes cinco locais até ao dia 30 de novembro. Refira-se que para o dia 13 de outubro, pelas 18h30, está agendado o lançamento do livro alusivo à exposição no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Agostinho Santos protagonizará ainda uma residência artística na Sertã, mais precisamente no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários da Sertã, junto à capela de Santo Amaro, entre os dias 8 e 13 de outubro. Neste local, o artista instalará o seu atelier para trabalhar na criação de várias obras, que serão futuramente expostas no concelho da Sertã.

Nascido em Vila Nova de Gaia, no ano de 1960, Agostinho Santos é jornalista, pintor e curador independente, tendo-se notabilizado enquanto diretor da Bienal Internacional de Arte Gaia e como presidente do Conselho de Administração de Artistas de Gaia - Cooperativa Cultural.

Realizou mais de 100 exposições individuais de pintura, desenho, escultura e objetos em Portugal, Espanha, Brasil e Índia e participou em mais de 500 mostras de grupo e coletivas, no país e no estrangeiro. Está representado em inúmeras coleções particulares e oficiais, como a Fundação de Serralves / Museu de Arte Contemporânea do Porto; Museu da Bienal de Vila Nova de Cerveira; Museu Municipal de Santa Maria da Feira; Museu de Arte Contemporânea de Olinda, no Brasil, e Hotel Riu Karamboa, em Cabo Verde, entre outros.

Foi autor da Vaca Pessoana, selecionada para a CowParade Lisboa, em 2006, e do cartaz do 2.º Congresso Feminista, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, no ano de 2008.

É ainda autor de vários livros de jornalismo, poesia e pintura, tendo recebido também inúmeros prémios ao longo da sua carreira.