PUB

PUB

Ourém - Capitão Fausto em concerto no Teatro Municipal

Os Capitão Fausto sobem ao palco do Teatro Municipal de Ourém, no dia 25 de novembro, pelas 21h30. Os bilhetes têm o preço de 12,5€ (descontos aplicáveis) e podem ser comprados na bilheteria do Teatro ou online.

A história de Tomás, Salvador, Francisco, Manuel e Domingos tem o seu primeiro capítulo em 2011, com “Gazela” – o álbum de estreia. Ali encontramos a urgência das canções juvenis, dos hinos pop que se cantam e sabem sempre a pouco.

Em 2014, “Pesar o Sol” chega aos escaparates. E é neste segundo álbum que se impõem como uma das mais originais e criativas propostas do nosso país. Defendem-no ao vivo, com espetáculos memoráveis nos grandes e pequenos festivais, nos clubes, nos teatros, um pouco por todo o país que os recebe e obriga a crescer. 

Em 2016 são as canções de “Capitão Fausto Têm os Dias Contados” que os levam a superar todas as expectativas. Pouco mais de 30 minutos de música e palavras, em modo pop recheado de primor e requinte, que contam as estórias de vida de cada um dos Capitão Fausto, mas que são muito mais que isso, porque crescer é para todos. 2016 confirma que os Capitão Fausto são, finalmente, uma aposta segura. Uma aposta no bom gosto musical e na sensibilidade apurada. Uma aposta na criatividade e no fulgor de uma banda que parece imparável.

Em 2019 revelaram “A Invenção do Dia Claro”, quarto disco de originais dos Capitão Fausto. “Sempre Bem”, “Faço As Vontades”, “Amor, a nossa vida” e “Boa Memória” mostram uma banda que renasce a cada disco, que se renova com o cuidado de quem quer construir uma carreira sólida, de uma forma aparentemente galopante mas sem o torpor do deslumbramento. Apaixonados por Cartola, samba e choro, foram ao Brasil apostados em reinventar-se.

Em 2020, aquela que é considerada por muitos como uma das bandas mais importantes da sua geração, regressou aos palcos dos Teatros, culminando em março com um concerto memorável no Campo Pequeno com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

Durante um período estranho e complicado da história da humanidade a banda não cruza os braços, os músicos continuaram a tocar e os espectadores continuaram a querer ouvi-los, mas deixaram de existir lugares para o fazer. Eis que surge "Sol Posto", uma experiência de filme-concerto que leva os fãs da banda a mais de 70 salas de cinema.

O Filme-Concerto, que conta com versões inéditas do repertório da banda e três performances gravadas ao vivo e em exclusivo para o filme, mostra uma banda que não procura o estado de graça nem se sente angustiada com o futuro. Está sobretudo em paz com o presente, com a sua primeira década de existência e com a sua obra.

Em 2022 a ideia é regressar aos palcos dos teatros, com licença e respeito por todos os que anseiam voltar a cantar as canções destes 5 intrépidos músicos portugueses.

A banda marca também os 10 anos do disco de estreia, “Gazela”, com concertos de celebração nos Coliseus de Lisboa e do Porto.

©  DR