PUB

PUB

Vila Nova da Barquinha - CPCJ assinala 34.° aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

No âmbito do 34.° aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, a CPCJ de Vila Nova da Barquinha pretende associar-se a esta iniciativa através da ação de sensibilização/capacitação "À Conversa com...", no dia 22 de novembro, no auditório da Escola D. Maria II. 

A 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990. A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais, mas antes um documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados.

A Campanha Nacional “Estendal dos Direitos” pretende envolver organizações e cidadãos/ãs, através da exposição de mensagens sobre os Direitos da Criança no espaço público, procurando assim aumentar a consciência pública acerca da Convenção sobre os Direitos da Criança, aumentar a consciência das crianças e jovens sobre os seus direitos, e facilitar a integração plena das crianças e jovens no processo de desenvolvimento dos seus direitos.

Programa

14h00 | Abertura
Paulo Tavares, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha;
Paula Pontes, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova da Barquinha

14h15 | Direitos das Crianças
Nélia Alexandre, Membro Representativo da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens

14h45 | Lei Tutelar Educativa
Luís Constantino, Procurador da República - Tribunal da Família e Menores de Tomar

15h30 | Impacto da Violência Doméstica nas Crianças e Jovens
Telma Almeida, Psicóloga Forense

16h15 | Debate/Conclusões