PUB

Sertã - Apresentação do livro "Deus na Escuridão" de Valter Hugo Mãe

Valter Hugo Mãe tem um novo livro e vai apresentá-lo na Sertã, no dia 16 de fevereiro, pelas 21h00, no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários.

O livro «Deus na escuridão» explora "a ideia de que amar é sempre um sentimento que se exerce na escuridão. Uma aposta sem garantia que se pode tornar absoluta. A dúvida está em saber se os irmãos podem amar como as mães que, por sua vez, amam como Deus", pode ler-se na sinopse deste que é o nono romance de Valter Hugo Mãe e que tem como pano de fundo a ilha da Madeira.

O autor multipremiado e um do mais conceituados a escrever em língua portuguesa estará na Sertã para apresentar este novo livro, que completa a tetralogia Irmãos, Ilhas e Ausências. Na ocasião, além da conversa com Valter Hugo Mãe, decorrerá uma sessão de autógrafos, podendo os interessados adquirir também o novo livro «Deus na escuridão».

Nascido em Angola, a 25 de setembro de 1971, Valter Hugo Mãe nunca acreditou que chegaria aos 18 anos, mas a verdade é que ultrapassou essa marca e transformou-se num dos nomes mais conhecidos e celebrados da literatura nacional. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em países como Brasil, Alemanha, Espanha, França ou Croácia.

Iniciou a carreira literária em 1996 com a publicação de um livro de poemas «silencioso corpo de fuga». Seguiram-se dezenas de outros títulos, onde se incluem livros para crianças, poesia e romances, que lhe trouxeram o reconhecimento da crítica e do público.

Recebeu o Prémio Saramago em 2006 pela publicação de «O Remorso de Baltazar Serapião» e, em 2010, o Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano e o Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano com «A Máquina de Fazer Espanhóis». Nos anos mais recentes (2020) venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores com a obra «Contra Mim».

É também editor, artista plástico e músico. Em 1999 foi co-fundador da Quasi edições e, no ano de 2006, fundou a editora Objecto Cardíaco.

©  DR