Cem Soldos - Festa da inauguração do Largo acontece dias 23 e 24 de março

No próximo fim de semana, dias 23 e 24 de março, realiza-se a Festa de Inauguração do Largo de Cem Soldos, com várias atividades ao longo dos dois dias.

No sábado, dia 23, às 9h30, terá lugar um passeio inaugural do Percurso das Caldelas, com 4,6km, sob a orientação da Associação 30 POR 1 LINHA. Pelas 18h00, o centro da aldeia recebe o espetáculo comunitário criado pelo Rui Souza, da Discos de Platão. Mais tarde, às 21h30, decorre o espetáculo "RAIZ", pelo Circo Caótico, e ainda o Disco Riscado (Helena César & Luís Ferreira), pela noite dentro.

No domingo, dia 24, às 9h30, será inaugurado o percurso pedestre da Anunciada (10,3km), seguindo-se, pelas 13h00, um Almoço Comunitário no centro do Largo do Rossio (sujeito a reserva gratuita no SCOCS ou geral@scocs.pt). Depois, pelas 15h00, acontece a inauguração oficial do Largo e será apresentado o Projeto Ao Largo, que promete regenerar o centro da aldeia com canteiros, flores e outras plantas.

Recorde-se que o Largo de Cem Soldos é resultado da obra de requalificação na qual o Município de Tomar investiu 912.818,15€. A empreitada foi consignada no dia 5 de dezembro de 2022, à empresa Manuel Pedro de Sousa & Filhos, Lda., tendo os trabalhos começado de imediato.

Os trabalhos visaram a requalificação urbana do largo principal da aldeia, através da introdução da pedra como revestimento de vias e passeios, introdução de mobiliário urbano e reestruturação das infraestruturas, nomeadamente o abastecimento de água.

No dia 26 de março, o novo largo requalificado servirá também de palco para o lançamento do Festival Bons Sons 2024.

©  DR