Médio Tejo - Rota dos Templários apresentada no Convento de Cristo esta quarta-feira

A Rota dos Templários no Médio Tejo é uma nova oferta turística para quem visita a região e representa o primeiro passo para uma rota nacional. A CIM Médio Tejo e os municípios que a compõem lançam a Rota dos Templários no Médio Tejo, no próximo dia 13 de março, às 14h30, no Scriptorium do Convento de Cristo, em Tomar.

A sessão de apresentação desta nova Rota contará com a presença de vários representantes das entidades envolvidas no projeto, nomeadamente, o presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, o presidente da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, e a diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão, que irão assegurar o momento de boas vindas. Seguindo-se a intervenção da vice-presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

O lançamento da Rota dos Templários no Médio Tejo contará com uma visita à sala da Experiência Imersiva “Reconstituição do Cerco ao Castelo de Tomar” e finalizará com uma degustação.

A Rota dos Templários no Médio Tejo agrega vários recursos com vínculo à temática templária, experiências imersivas e diversas ferramentas de comunicação.

Neste território, a Rota dos Templários abrange sete municípios: Abrantes, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sertã, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

As experiências já disponíveis ao público são uma visita virtual ao Castelo de Almourol, que se encontra aberta ao público no Centro de Interpretação Templário de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, e a Reconstituição do Cerco ao Castelo de Tomar, no Convento de Cristo, em Tomar, após o dia 13 de março.

Após o término das atuais obras na Torre de Dornes, em Ferreira do Zêzere, a CIM Médio Tejo conta disponibilizar naquele monumento templário uma experiência de vídeo mapping que irá retratar as lendas da Torre de Dornes e de Nossa Senhora do Pranto.

A Rota dos Templários no Médio Tejo resultou de uma candidatura da CIM Médio Tejo, aprovada na Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Turismo de Portugal e está integrada no projeto intermunicipal Afirmação Territorial do Médio Tejo.

©  DR